domingo, 2 de agosto de 2009

O Dia em que Terra Parou


Nessa sexta feira tive a oportunidade de assistir um dos melhores filmes de ficção científica da minha vida. Não posso dizer que essa seja exatamente minha praia, sobretudo em questão de literatura - minha experiência nesse segmento da fantasia se estende apenas a metade da obra "Admirável Mundo Novo", e alguns contos de H.P Lovecraft - e sem contar a série Star Wars, nem nos filmes me considero particularmente entendido.

Assim me isento de possíveis críticas de especialistas em ficção científica - e faço isso pois conheço um bom punhado deles. (:

Enfim, ao filme. A refilmagem do filme "O Dia em que a Terra Parou", de 1951, fala sobre a vinda de um alien, representante
de um grupo de civilizações que nos observa há séculos, para a Terra, com a missão de avaliar a raça humana e decidir exterminar, ou não, nossa espécie - por ela estar prejudicando a existência da vida (tão rara no universo) em nosso planeta.

Fantástico.

Ótima atuação de Keanu Reeves (Matrix, A Casa do Lago, Advogado do Diabo, etc, etc), no papel de Klaatu, o alien ultra-gênio-exterminador-redentor, e Jennifer Connely (Diamante de Sangue, Uma Mente Brilhante, etc, etc), a mocinha-cientista-mãe-viúva-crente-no-lado-bom-do-ser-humano. E o que falar do pequeno Jaden Smith (filho de Will Smith), em seu personagem tã(ãããããããããã)o diferente (pentelho, em outras palavras... hehehe).

Some tudo isso às (muitas) revisões quanto à (relativa, tratando-se de uma ficção...) veracidade do roteiro por parte do astrônomo Seth Shostak, e você terá esse incrível trabalho.

Fica a sugestão para quem quiser ver o filme. Só não esperem ver grandes explosões no vácuo ( .-.), lasers e sabres de luz - o filme traz uma visão muito mais biológica das supostas tecnologias alienígenas. E, para fãs e não fãs da ficção científica, acima de tudo, traz alguns questionamentos sobre nossa própria existência e relevância como espécie terrestre.

Nas (quase exatas) palavras de Klaatu:

"O problema de vocês [humanos], não é tecnologia. O real problema é que vocês tratam seu planeta exatamente como tratam uns aos outros".

...


Não basta crescer economicamente, não basta nem ao menos crescer intelectualmente. É preciso crescer como humanos. O resto, meus amigos, virá com naturalidade.


Cogito, ergo sum :T

4 comentários:

  1. caça !

    típico blockbuster holywoodiano :$

    no me gusta esses, mas pedro assiste o original 1951 (:

    esse sim é digno de perda de tempo \o/
    abraç /ike

    ResponderExcluir
  2. é eu adoro acaba com a felicidade dos outros ;D

    ResponderExcluir
  3. nem vou ver esse filme :P
    o primeiro é uma obra maestra, mas este parece ser aqueles filmes comerciais.
    não curto mt barulho enquanto vejo filmes.
    mas gostos são gostos.

    ResponderExcluir
  4. auhsuahsuhashas

    Sem stress \o

    Hm, vi uns pedaços da versão de 51, mas continuo com minha opinião sobre esse tipo de produção:

    Chaplin continua sendo insuperável :X

    ResponderExcluir