terça-feira, 28 de julho de 2009

Intervenção Urbana

Melhor aproveitar essa semana ( que talvez seja a última de férias, se nossa cara pandemia não ditar o contrário) pra postar algumas coisas a mais, porque quando as aulas voltarem já aviso que vou estar meio enforcado com tudo x.x Enfim... Numa pesquisa esta manhã, encontrei informações interessantes sobre um tema que me chama a atenção já há algum tempo.

Antes de mais nada... Uma breve definição:

Intervenção Urbana é o termo utilizado para designar os movimentos artísticos relacionados às intervenções visuais realizadas em espaços públicos. No início, um movimento underground que foi ganhando forma com o decorrer dos tempos e se estruturando. Mais do que marcos espaciais, a intervenção urbana estabelece marcas de corte. Particulariza lugares e, por decupagem, recria paisagens. Existem intervenções urbanas de vários portes, indo desde pequenas inserções através de adesivos (stickers) até grandes instalações artísticas.

"O que hoje chamamos de intervenção urbana evolve um pouco da intensa energia comunitária que floresceu nos anos de chumbo. Os trabalhos dos artistas contemporâneos, porém, buscam uma religação afetiva com os espaços degradados ou abandonados da cidade, com o que foi expulso ou esquecido na afirmação dos novos centros. Por meio do uso de práticas que se confundem com as da sinalização urbana, da publicidade popular, dos movimentos de massa ou das tarefas cotidianas, esses artistas pretendem abrir na paisagem pequenas trilhas que permitam escoar e dissolver o insuportável peso de um presente cada vez mais opaco e complexo." Maria Angélica Melendi

"Cabe observar que, atualmente nas artes visuais, a linguagem da intervenção urbana precipita-se num espaço ampliado dereflexão para o pensamento contemporâneo. Importante para o livre crescimento das artes, a linguagem das intervenções instala-se como instrumento crítico e investigativo para elaboração de valores e identidades das sociedades. Aparece como uma alternativa aos circuitos oficiais, capaz de proporcionar o acesso direto e de promover um corpo-a-corpo da obra de arte com opúblico, independente de mercados consumidores ou de complexas e burocratizantes instituições culturais." Wagner Barja

http://www.intervencaourbana.org/

Claro que isso não passa de uma opinião própria... Mas eu vejo as Intervenções Urbanas como uma grandiosa manifestação artística que usa de espaços públicos para explanar opiniões de forma criativa e - por que não?- protestar contra as barbaridades que vemos todos os dias nos noticiários. (Não acho que vá demorar muito para intervenções contra o Senado aparecerem por aí e, se querem saber, eu ficaria muito feliz de participar de uma (:).

A seguir, alguns exemplos para vocês se deleitarem. Enjoy it.

Não consegui achar os autores - x.x







































Anderson Augusto & Leonardo Delafuente - Grupo 6EMEIA - http://www.6emeia.com
















Alexandre Orion - http://www.alexandreorion.com/_orion.htm


















Legal, né? (:

Cogito, ergo sum :T

Um comentário: